Teses e dissertações

Teses de doutorado

 

  • Katia Maria Nunes Campos. Sem dados não há Demografia: uma proposta para a criação de um banco de dados demográficos e sua aplicação a uma paroquia mineira 1760-1804. 2012. Tese (Doutorado em Demografia) – Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional UFMG. (Orientador: Clotilde Andrade Paiva).
  • Mario Marcos Sampaio Rodarte. O trabalho do fogo: perfis de domicilios como unidades de produção e reprodução na minas Gerais oitocentista. 2009. Tese (Doutorado em Demografia) – Cedeplar Fac. de Ciencias Economicas da UFMG, . Orientador: Clotilde Andrade Paiva.
  • Marcelo Magalhães Godoy. No país das minas de ouro a paisagem vertia engenhos de cana e casas de negócio: um estudo das atividades agroaçucareiras tradicionais mineiras, entre o setecentos e o novecentos, e do complexo mercantil da província de Minas Gerais. 2004. 697 f. Tese (Doutorado em História) – Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
  • Clotilde Andrade Paiva. População e economia nas Minas Gerais do século XIX. 1996. 229 f. Tese (Doutorado de História) – Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

 

Dissertações

 

  • Shênia Patrícia Cassiano de Oliveira. A cana-de-açúcar nas relações entre Cabo Verde e Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Patrimônio e Desenvolvimento) – Universidade de Cabo Verde. Co-Orientador: Marcelo Magalhães Godoy.
  • Kátia Maria Nunes Campos. Elo da História Demográfica de Minas Gerais: reconstituição e análise inicial dos registros paroquiais da Freguesia de N. Sra. da Conceição de Antonio Dias, Vila Rica, 1763-1773. 2007. Dissertação (Mestrado em Demografia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Clotilde Andrade Paiva.
  • Cristiana Viegas de Andrade. Domicílios mineiros oitocentistas: uma aplicação do método “Grade of Membership” (GoM). 2001. 95 f. Dissertação (Mestrado em Demografia) – Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.
  • Mario Marcos Sampaio Rodarte. O Caso das Minas que não se esgotaram: A pertinácia do Antigo Núcleo Central Minerador na expansão da malha urbana da Minas Gerais Oitocentista. 1999. 179 f. Dissertação (mestrado em Economia) – Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1999.