Introdução
Encontra-se nesta seção a base de dados originada da Pesquisa “Antigos regimes demográficos e os registros paroquiais: Minas Gerais, primeira metade do século XIX.” realizada com recursos financeiros do Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNPQ) e Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).
Base de dados
(Em breve disponível – em 31/08/2019).
Textos importantes
- Decifrando o Silêncio: Estimativas de mortalidade para Minas Gerais no ano de 1838. Dissertação de Mestrado de Isabella Aparecida de Azevedo Oliveira, defendida no Cedeplar, UFMG, 2018. (disponível em breve).
- Decifrando um silêncio: Estimativas de mortalidade para Minas Gerais em 1838. Comunicação apresentada e disponível nos Anais do XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, em 2018, Poços de Caldas.
- Desigualdades no direito de viver: A mortalidade por cor em Minas Gerais, Brasil, na década de 1830. Pôster apresentado no XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, em 2018, Poços de Caldas.
- Antigos regimes demográficos e os registros paroquiais: Minas Gerais, primeira metade do século XIX. Relatório final, apresentado em 2017. (disponível em breve)
-
Aspectos demográficos de Minas Gerais em 1838 à luz dos registros paroquiais – uma análise inicial. Apresentado e disponível nos Anais do VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, em 2016. Foz do Iguaçu.
-
Estatística Populacional nas Minas Oitocentista – Estudo de Caso: 1845. Apresentado e disponível nos Anais do XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, em 2014. São Pedro.