Monografias – NPHED

Monografias

  • Miguel Victor Tavares Lopes. Elites regionais e a modernização dos transportes. O debate na Assembléia Legislativa de Minas Gerais na primeira década republicana. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Magalhães Godoy.
  • Antonio César da Matta de Jesus. Distribuição do aparato comercial mineiro na década de 1830: uma análise econométrica espacial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mario Marcos Sampaio Rodarte.
  • Bruno César de Souza Tavares. Concentração produtiva: uma análise do caso paulista para a cafeicultura e a indústria na primeira metade do século XX. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Magalhães Godoy.
  • Eduardo Matias Campos. New Urban Economics e a dinâmica residencial em Belo Horizonte, uma abordagem histórica para o período de 1941 a 1970. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Magalhães Godoy.
  • Vinícius Guilherme Amorim de Almeida. O problema siderúrgico brasileiro: a percepção do tema pelos empresários e engenheiros mineiros – 1938 a 1970. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Magalhães Godoy.
  • Pedro Mendes Loureiro. Estrutura fundiária e hierarquia social nas Minas Gerais oitocentistas. Estudo da apropriação fundiária na província de Minas Gerais segundo uma outra metoBdologia para o tratamento do primeiro cadastro geral de terras do Brasil, os Registros Paroquiais de Terras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Programa Especial de Treinamento – Departamento de Ciências Econômicas-UFMG. Orientador: Marcelo Magalhães Godoy.
  • Felipe de Alvarenga Batista. O mito da modernização pelos trilhos. A Era Ferroviária em Minas Gerais, 1850-1940. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Magalhães Godoy.
  • Télio Anísio Cravo. Por estradas e caminhos no interior do Brasil oitocentista. Viajantes e o desenvolvimento da infraestrutura de transportes de Minas Gerais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) – Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Magalhães Godoy.
  • Pedro dos Santos Ferreira Henriques. A modernização rodoviária em Minas Gerais: um estudo dos transportes no quadro do processo de integração do mercado interno nacional entre as décadas de 1930 e 1960. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Magalhães Godoy.
  • Jordão Moura Soares. Gênese da indústria têxtil em Minas Gerais: as primeiras fábricas do século XIX e o pioneirismo de Bernardo Mascarenhas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Magalhães Godoy.
  • Philipe Sherrer Mendes. Finanças Públicas da Província de Minas Gerais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Magalhães Godoy.
  • José Maria dos Santos Júnior. A estrutura ocupacional revisitada: a nova metodologia de correção de dados censitários de 1872. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Mario Marcos Sampaio Rodarte.
  • Marcelo Soares Bandeira de Mello Filho. O declínio do escravismo em um território de contrastes: Minas Gerais, 1830 – 1872. 2006. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Mario Marcos Sampaio Rodarte.
  • Bruno Dias Bento. As matrizes e a fundação: a Companhia de Commercio e Navegação do Mucury e a Estrada de Ferro Bahia a Minas, um breve estudo da formação do Vale do Mucuri (co-orientador: Marcelo Magalhães Godoy). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em sociologia) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Magalhães Godoy.
  • Rafael Vivas Sena Silva. A posse da terra em Minas Gerais no século XIX: 1822 a 1889. 2004. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Magalhães Godoy.
  • Fábio Oliveira Nogueira. Umestudo das características sócio-demográficas de mineradores e empresas de mineração de Minas Gerais no século XIX. 2004. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Magalhães Godoy.
  • Mario Marcos Sampaio Rodarte. O Setor Exportador e Comércio em Minas Gerais pelos Viajantes Estrangeiros: Primeira Metade do Século XIX. 1995.  Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em economia) – faculdade de Ciencias Econômicas da UFMG. Orientador: Clotilde Andrade Paiva.
  • Marcelo Magalhães Godoy. : Vida econômica de Minas Gerais na perspectiva de viajantes estrangeiros – século XIX.. 1988. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em historia) – Faculdade Filosofia Ciencias Humanas. Orientador: Clotilde Andrade Paiva.